494606121430923Como viajar sozinha em segurança? A pergunta que não quer calar. – Mônica Barguil – Viajar é fundamental

Como viajar sozinha em segurança? A pergunta que não quer calar.

Gostaria de viajar sozinha, mas tenho medo
dezembro 2, 2019
As deusas com viagem marcada: os arquétipos da mitologia grega
dezembro 5, 2019

O mundo é mais seguro do que imaginamos, mas quando você é mulher e está sozinha a prudência deve ser sua maior companhia. Reuni algumas dicas para viajar em segurança, entretanto a lista não é exaustiva, portanto, pesquise e leia sobre o assunto, quanto mais informação, melhor.

Eleja um contato de segurança na sua cidade: pode ser um familiar ou uma amiga, deixe seu itinerário, as passagens aéreas com os voos e datas corretos, as reservas de acomodação e sempre que o roteiro mudar, avise seu contato. Mande uma mensagem assim que chegar em cada um dos destinos da sua jornada, avisando que está bem;

Faça cópias dos seus documentos, passagens aéreas e reservas de hotéis: não somente cópia física, mas também virtual. Deixe na nuvem (google drive ou Dropbox) e leve também impresso. Faça uma foto das configurações do seu celular com o número de IMEI ( código universal e único que identifica seu celular) e deixe numa pasta no seu e-mail. Além de deixar com o seu contato eleito no Brasil;

Opte pelo seguro viagem: se você comprar a passagem aérea pela bandeira VISA terá direito a um seguro viagem, porém você terá que pagar e depois receber o reembolso das despesas médicas ou odontológicas que ocorrerem. A questão é: e se não tiver dinheiro suficiente? Aí entra a garantia do seguro viagem contratado. O que eu sempre contrato é da World Nomads e, recomendo: Seguro viagem.;

Localização é mais importante que preço baixo: quando escolher a acomodação procure locais de fácil acesso aos transportes públicos e verifique sempre os horários de funcionamento do metrô e do ônibus. Se sair a noite procure ficar atenta a seu entorno e volte mais cedo. Evite beber bebida alcóolica. Os mesmos cuidados que você toma aqui com o “boa noite cinderela” deve fazê-lo lá fora;

Planeje o roteiro do dia antes de sair do hotel: baixe os aplicativos que podem te ajudar se não quiser usar somente o google maps, gosto muito do aplicativo, além dos mapas ele te indica os transportes. A chance de perder-se é menor quando você está mais preparada, mas se isso acontecer entre numa loja ou num café e peça ajuda para os atendentes, não fique na rua com cara de perdida. Evite chamar atenção.

Anote os telefones de emergência e os da embaixada ou do consulado brasileiro na cidade de destino: o número de emergência na Europa ocidental foi unificado para: 112 e nos Estados Unidos é o 911. Pesquise e anote o número do país de destino antes de embarcar. O telefone da embaixada do Brasil em Washington é: +1 202-238-2700 e em Lisboa: +351 21 724 8510. Anote também o telefone do seu seguro viagem e dos cartões de crédito e guarde-os na nuvem.

Seja simpática, mas não muito: simpatia e contato visual podem ser interpretados de maneira errada por homens em culturas mais tradicionais ou países islâmicos e a independência feminina é estranhamente confundida com lascívia em muitas partes do mundo. Prefira a discrição no trato e no vestir.

Last but not least: use sua intuição sem moderação. Clarissa Píncola Estés diz: “A intuição é o tesouro da psique da mulher. Ela é como um instrumento de adivinhação, como um cristal através do qual se pode ver com uma visão interior excepcional. Ela é como uma velha sábia que está sempre com você, que lhe diz exatamente qual é o problema, que lhe diz exatamente se você deve virar à esquerda ou à direita”.

Temos que ficar mais atentas e mais ciente do nosso entorno quando estamos sozinhas, mas não deixe de ser você mesma e aproveite a viagem. Curta nossa página e aproveite para assinar a newsletter. Desejo a você uma viagem segura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *